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EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR:
Ø Corporalidades, expressão, memória e reinvenção.
Apresentação de diferentes modos de ação de corporalidades afrodescendentes:
dança, rituais religiosos, jogos dramáticos. O corpo na cena brincante e
ritual. Devoção e festa. Matrizes africanas, circularidade e polirritmia.
Análise do corpo em cena e do pensamento em ação.
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OBJETIVOS GERAIS DO COMPONENTE CURRICULAR:
Ø Instruções: Apontar os objetivos a serem
alcançados com o CC, descrevendo em termos de desempenhos observáveis. Iniciar
a frase com um verbo no infinito e apresentar apenas 1 (um) objetivo por frase.
Ø Conhecer as expressões culturais
negro-descendentes no Brasil com foco na sua corporalidade e explorar
possibilidades de apropriação para a criação artística.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO COMPONENTE CURRICULAR:
Ø Problematizar a noção de Corporalidade e
Corporalidades negro descendentes no Brasil;
Ø Ampliar a visão sobre as corporalidades
negro-descendentes no Brasil para a sua diversidade e multiplicidade de
matizes;
Ø Vivenciar algumas dessas expressões culturais;
Ø Realizar exercícios de apropriação criativa a
partir dessas corporalidades.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO COMPONENTE CURRICULAR:
Ø ALEXANDRE, Marcos. Formas de representação do
corpo negro em performance. Repertório: Teatro & Dança, ano 12, n. 12,
2009. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/43
43. Acesso em: 22 jul. 2015.
Ø DOMENICI, Eloisa L. A pesquisa das danças
populares brasileiras: questões epistemológicas para
Ø Universidade Federal do Sul da Bahia – Plano de
Atividades do Componente Curricular (adaptado pela/o docente)
Ø As artes cênicas. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA),
v. 23, p. 7-17, 2009.
Ø FALCÃO, Inaicyra. Corpo e ancestralidade. Uma
proposta pluricultural de dança-arte-educação. 2a. ed. São Paulo: Terceira
Margem, 2006.
Ø LIMA, Evani. Capoeira angola como treinamento
para o ator. Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2008.
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