sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

CONHECENDO UM POUCO DO COMPONENTE: CORPORALIDADES NEGRODESCENDENTES

·         EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR:

Ø  Corporalidades, expressão, memória e reinvenção. Apresentação de diferentes modos de ação de corporalidades afrodescendentes: dança, rituais religiosos, jogos dramáticos. O corpo na cena brincante e ritual. Devoção e festa. Matrizes africanas, circularidade e polirritmia. Análise do corpo em cena e do pensamento em ação.

·         OBJETIVOS GERAIS DO COMPONENTE CURRICULAR:

Ø  Instruções: Apontar os objetivos a serem alcançados com o CC, descrevendo em termos de desempenhos observáveis. Iniciar a frase com um verbo no infinito e apresentar apenas 1 (um) objetivo por frase.

Ø  Conhecer as expressões culturais negro-descendentes no Brasil com foco na sua corporalidade e explorar possibilidades de apropriação para a criação artística.

·         OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO COMPONENTE CURRICULAR:

Ø  Problematizar a noção de Corporalidade e Corporalidades negro descendentes no Brasil;

Ø  Ampliar a visão sobre as corporalidades negro-descendentes no Brasil para a sua diversidade e multiplicidade de matizes;

Ø  Vivenciar algumas dessas expressões culturais;

Ø  Realizar exercícios de apropriação criativa a partir dessas corporalidades.

·         BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO COMPONENTE CURRICULAR:


Ø  ALEXANDRE, Marcos. Formas de representação do corpo negro em performance. Repertório: Teatro & Dança, ano 12, n. 12, 2009. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/43 43. Acesso em: 22 jul. 2015.
Ø  DOMENICI, Eloisa L. A pesquisa das danças populares brasileiras: questões epistemológicas para
Ø  Universidade Federal do Sul da Bahia – Plano de Atividades do Componente Curricular (adaptado pela/o docente)
Ø  As artes cênicas. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 23, p. 7-17, 2009.
Ø  FALCÃO, Inaicyra. Corpo e ancestralidade. Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 2a. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

Ø  LIMA, Evani. Capoeira angola como treinamento para o ator. Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2008.


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