sábado, 9 de dezembro de 2017

BIBLIOTECA VIRTUAL: CORPORALIDADES NEGRODESCENDENTE

·   MOJUBÁ I EP. 06: COMUNIDADES E FESTAS, VÍDEO PRODUZIDO PELO CANAL FUTURA.
Ø  Sinopse: Os deuses dançam e celebram a vida e assim também fazem os que neles acreditam. As festas em grupo, o som do tambor, os movimentos da dança podem ser instrumentos de oração e reverência às forças espirituais. O divino se manifesta na comunhão da alegria e na vida festejada na companhia do próximo. Os cultos afro-brasileiros, em todas as suas cores, nos mostram a religião como ‘Comunidades e Festas’. Esse é o nome do sétimo e derradeiro programa da série ‘Mojubá’, um indicativo de que celebração também é história.
Ø  Disponível em: https://youtu.be/E6vGlnaxSLk
·       DANÇAS BRASILEIRAS - O FREVO PARTE 1 E 2
Ø  Sinopse: documentário de catalogação das danças brasileiras um projeto do canal futura realizado pelo multe artista Antônio Carlos Nobrega.
Ø  Disponível em: https://youtu.be/DmAIBrfalos
Ø  Disponível em: https://youtu.be/JBVkf023HJQ
·     DANÇAS BRASILEIRAS – MOÇAMBIQUE
Ø  Disponível em: https://youtu.be/dvLTLZ_Qf_M
·     METRE DIDI: ARTE RITUAL
Ø  Sinopse: Documentário que conta um pouco da história de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, mais conhecido como Mestre Didi, que foi um escritor, artista plástico e sacerdote afro-brasileiro. Mestre Didi é um sacerdote-artista. Exprime, através da criação estética, uma arraigada intimidade com seu universo existencial, onde ancestralidade e visão de mundo africano se fundem com sua experiência de vida baiana.
Ø  Disponível em: https://youtu.be/aGA0_QPX0UM
·   DOCUMENTÁRIO: IRMANDADE DO ROSÁRIO DOS PRETOS - MOSTRA SOCIAL DE DOCUMENTÁRIOS
Ø  Sinopse: Irmandade do Rosário dos Pretos é um documentário de Fernando Barbosa, Patrícia Matos e Carlos Alberto, sendo todos alunos da Faculdade Social. A igreja do Rosário dos Pretos tem 322 anos de existência e como dizem os membros e seguidores, são anos de resistência e luta. As imagens capturadas dialogam harmoniosamente com a trilha sonora. A narrativa mostra depoimentos de fieis da religião católica e afirmam a relação que tem com a cultura afro-baiana, o que diferencia a irmandade de outras igrejas no que tange a celebração e a tolerância com as heranças afro-culturais. Os frequentadores do Rosário dos Pretos assumem uma postura de gratidão pelo que lhes foi proporcionado lá dentro. Alguns afirmam a elevação da auto-estima e as conquistas espirituais e da comunidade rosário. Historiadores também ilustram o filme com informações de como, aonde e por que surgiu a irmandade e a devoção. Quem trabalha na igreja, faz isso com amor e sem nenhum retorno financeiro. Apesar da grande maioria dos fieis serem adultos, idosos e negros não exclui a participação de pessoas diferentes que sintam instigados a contribuir e entrar para a irmandade. Hoje em dia, a ideia é abranger ainda mais a "população" de seguidores da Nossa Senhora do Rosário. Essa disseminação é feita, principalmente pelos próprios membros, os pais, mães de família passam para seus descendentes esse conhecimento e a devoção.
Ø  Disponível em: https://youtu.be/U4VGNla__L4
·      CONHEÇA O MESTRE CURIÓ
Ø  Mestre Curió, que herdou o apelido do avô também capoeirista, é discípulo de Mestre Pastinha e acredita na sensibilidade, respeito e hierarquia como base da prática que preserva como lhe foi ensinada.
Ø  Documentários:


0 comentários:

Postar um comentário