sábado, 11 de novembro de 2017

AULA 05 - UNIVERSIDADE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NACIONAL: DESENVOLVIMENTO, GESTÃO E GOVERNANÇA REGIONAL

   Nesta aula tivemos uma palestra seguida de debate sobre o tema: “Desenvolvimento, gestão e governança regional: a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia”. O palestrante foi o Luciano Rodrigues Veiga, coordenador executivo da AMURC – Associação dos Municípios da Região Cacaueira, do Consórcio Litoral Sul e Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste. Além disso, membro do CES – Conselho Estratégico Social da UFSB.
Pré-palestra:
Ø  Como preparação para a palestra, assisti a um curto vídeo que traz entrevistas com especialistas, acadêmicos e cidadãos de Norte a Sul do país e conta um pouco do histórico de criação das regiões metropolitanas brasileiras, passando por marcos como a constituição de 1988 e o Estatuto das Metrópoles. O recurso áudio visual, “Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil” recupera o debate sobre as dificuldades e os desafios de gestão nos municípios e fomenta a necessidade do envolvimento da população com o tema, estimulando a descoberta e o uso de indicadores e dados socioeconômicos como uma ferramenta de cobrança ao poder público e transformação social. Disponível em: https://youtu.be/Z1_X6qsX-rgLi também o pequeno artigo "Observatório das Metrópoles" do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IPPUR/UFRJ/CNPQ/FAPERJ. Disponível em: http://www.observatoriodasmetropoles.net/download/observatorio_RMs2010.pdf
  ➥Palestra:
À direita Luciano Rodrigues Veiga, coordenador executivo da AMURC, e à esquerda o professor Dr Joel Pereira Felipe
Palestra sendo transmitida metapresencialmente

Luciano Rodrigues Veiga
Ø Compreendi que a metropolização, de forma sucinta, é uma forma de urbanizar. Esta ocorre quando vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas. Da mesma maneira, quando uma cidade possui um elevado crescimento urbano, a ponto de integrar outras cidades e estabelecer em torno de si uma centralidade econômica, atraindo pessoas, capitais e investimentos.
Ø  Maior desafio da metropolização: construir uma gestão compartilhada. Afinal, não se consolida uma gestão íntegra sem a participação análoga de todos.
Ø No decorrer da palestra foram apresentadas, discutidas e elucidadas algumas propostas cartográficas da Região Metropolitana do Sul da Bahia.
Ø Pleiteou-se também no que diz respeito à importância do papel da universidade como colaboradora e construtora da consciência cidadã da população e, sobretudo a que habita o Sul baiano. Tal população atua como mencionou o Veiga, exigindo informações a cerca das modificações que estão sendo propostas e feitas no seu território. Dessa maneira, não será pega de surpresa a todo o momento e estará conscientemente informada sobre o ambiente em que ela está inserida.

0 comentários:

Postar um comentário