sábado, 11 de novembro de 2017

AULA 04 - UNIVERSIDADE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NACIONAL: PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO - CELSO FURTADO

Para esta aula me preparei estudando a respeito do economista brasileiro, um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX, Celso Furtado, e das suas asserções sobre o desenvolvimento econômico.


    ➥ Material da aula:

Ø  Livro: FURTADO, Celso. ”A profecia do colapso” In: O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
v  Minhas asserções: Com base nas leituras, compreendi que o mito das ciências sociais, frequentemente reverberado, acredita que o desenvolvimento tal qual vem sendo praticado pelos países que lideraram a revolução industrial, pode ser universalizado. Mais precisamente: pretende-se que os padrões de consumo da minoria da humanidade, que atualmente vive nos países altamente industrializados, sejam acessíveis às grandes massas da população dos países em desenvolvimento. Outrossim, com a busca excessiva pelo desenvolvimento pouca atenção foi dada aos seus impactos culturais. As grandes metrópoles modernas, com seu ar irrespirável, crescente criminalidade, deterioração dos serviços públicos, fuga da juventude na anticultura, surgiram como um pesadelo no sonho progresso linear [...] (FURTADO, 1996, p. 08 e 09, grifo meu).

Ø  Documentário: proveniente de um projeto que é uma parceria da TV E-Paraná com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Fundação Darcy Ribeiro, com apoio do Ministério da Cultura. Projeto este que objetiva a difusão massiva do conhecimento a cerca de pensadores brasileiros, já mortos, que marcaram o século XX. O pensador da vez foi o douto Paraibano, Celso Furtado.

Ø  Vídeo: pequena ilustração áudio visual que exibe, de forma comparativa, os níveis do consumo mundial. Da mesma maneira, o vídeo trata a respeito do desencadeamento do consumismo e da persuasão, a que somos submetidos todos os dias, pelas inúmeras propagandas que nos circunscrevem.



0 comentários:

Postar um comentário