terça-feira, 31 de outubro de 2017

Aula 03 - Universidade Desenvolvimento Regional e Nacional: Desenvolvimento na região Nordeste

        Em primeiro plano, discutimos a respeito desenvolvimento regional do Nordeste do Brasil. Segue abaixo os respaldos das nossas discussões:

    · Artigo: “Nordeste, Desenvolvimento Recente e Perspectivas” da ilustre economista e professora brasileira, Tânia Bacelar. O trabalho aborda as mudanças mais relevantes na trajetória do desenvolvimento do Nordeste do Brasil, analisando tendências dos anos iniciais do século XXI e situando-as no contexto das transformações em curso no país. Da mesma maneira, dá-se ênfase aos impactos das políticas nacionais na conjuntura discutida. Por fim, discorre-se a cerca das futuras perspectivas e desafios para o desenvolvimento nordestino. 

 · Palestra: proferida pela economista e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar, que abordou o tema "Desenvolvimento Regional Brasileiro Recente", amplamente comtemplado em seu artigo, que fora sugerido, apresentando uma análise do desenvolvimento regional brasileiro, focando heranças e tendências recentes. Igualmente, fez uma apresentação das políticas públicas versus desenvolvimento regional, bem como perspectivas e preocupações.  
(    Disponível em: https://youtu.be/QkcvAKgLfd0).

        ·  Documentário:No Rio e no Mar”, dos diretores Jan Willem Den Bok e Floor Koomen, que mostra a luta enfrentada pela comunidade pesqueira e quilombola de Ilha de Maré, na Bahia, contra a Petrobras e outros grandes empreendimentos petroquímicos que ameaçam a pesca artesanal e o modo de vida dessas populações. Lançado em 2016, o documentário recebeu menção honrosa na 18ª edição do Festival de Cinema Movies that Matter, em março do mesmo ano. 
     (Disponível em: https://youtu.be/XpeSNi1gJmA).

         Em segundo plano, e já no desfecho da aula, foram propostas as tarefas a serem realizadas. Eu fiquei com a tarefa de interpretação e contextualização de dados gráficos. Segue logo abaixo a tarefa por mim feita:



0 comentários:

Postar um comentário