Questão
sabiamente elucidada pelo professor Dr. Joel Pereira Felipe da nossa
Universidade. Mencionarei abaixo, alguns dos principais motivos para
utilizarmos o Blog acadêmico conforme nos apresentou o professor em seu texto “Blog
e Diário de Bordo no meio acadêmico: como e porquê fazê-los?” de dezembro de
2017.
·
O que
são Diários de Bordo?
São registros
manuais de pesquisas de campo, se revelavam de caráter pessoal e uma memória de
estudos cuja privacidade era rompida, no máximo, quando da apresentação de
relatos com os professores. Na atualidade os registros pessoais cotidianos
podem se transformar em uma janela para o mundo, com qualidade e riqueza
incomensurável, quando publicizados em ambiente de um diário eletrônico na WEB.
·
Por
que nós, estudantes da UFSB, utilizamos um Blog Acadêmico?
O
incentivo à criação dos blogs acadêmicos individuais vem, além do seu papel na
sustentação dinâmica da Comunidade de Aprendizagem, do interesse de divulgação
do interessante material criado dentro da Universidade. Trata-se de uma
oportunidade de se incentivar que o desenvolvimento dos Componentes
Curriculares extrapole as aulas teóricas em espaços fechados, de publicizar os
debates e reflexões ocorridos entre os estudantes e docentes, e de que os
processos e produtos possam ser compartilhados com toda a comunidade acadêmica
e extra acadêmica, ampliando a experiência educativa realizada em sala de aula.
É
ainda uma possibilidade de expressão dos estudantes fora do horário e dos
limites da sala de aula, superando a timidez ou a falta de tempo que impede a
participação de todos nos vários temas trabalhados.
A
possibilidade de uso dos recursos multimídia (textos, vídeos, imagens) pelos
estudantes blogueiros amplia o seu interesse pelos temas discutidos no CC e
trazem mais referências descobertas por eles, além daquelas já disponibilizadas
em sala de aula pelos docentes.
·
Quais
as vantagens de utilizar um Blog como Diário de Bordo?
Ø Documenta
o seu trabalho: o diário de bordo é um dos testemunhos das atividades que foram
desenvolvidas;
Ø Organiza
as suas reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o seu trabalho;
Ø Ajuda
a fazer a autoavaliação ao longo do desenvolvimento do projeto;
Ø Promove
hábitos de reflexão crítica e de escrita;
Ø Dá
ao docente uma perspectiva do trabalho que desenvolve, da sua aprendizagem,
torna-o um bom instrumento de avaliação.
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